terça-feira, 8 de março de 2011

Top 5 - Livros Que Mudaram o Mundo




Depois da criação da Prensa de Gutenberg, o mundo mudou. A informação escrita se popularizou o conhecimento que antes estava apenas com os poucos detentores de manuscritos, começou a se tornar acessível a outras pessoas e o conhecimento começou a se espalhar.

Com toda essa evolução, era óbvio que diversas obras literárias iriam exercer uma forte influência sobre as pessoas. Algumas mais, outras menos. Hoje nós vamos listar os 5 Livros Que Mudaram o Mundo.

Livro: Atlas Shrugged
Autor: Ayn Rand (1957)
Atlas Shrugged foi o último livro de Rand, ela dedicou-se exclusivamente à escrita filosófica. Este livro contém uma variedade de temas que mais tarde se tornaria o núcleo de sua filosofia objetivista. Ela considerou ser seu "opus magnum" e além do mais é o livro mais popular da sua obra de não-ficção. No que diz respeito a influência no mundo, a filosofia objetivista deu muito para o movimento libertário que tem gozado de grande popularidade em todo o mundo. Em uma pesquisa dos cem melhores romances do século XX, administrada pela editora Modern Library, Atlas Shrugged foi eleita a número um. Ela tem um grande número de seguidores no mundo das celebridades, incluindo Brad Pitt e Angelina Jolie.

Livro: A Origem das Espécies
Autor: Charles Darwin (1859)
É considerada uma obra seminal no campo da biologia evolutiva. Propõe-se que, ao longo do tempo, através da seleção natural, as espécies evoluem. Era (ainda é) um livro muito polêmico, pois contradiz muitas (quase todas) visões religiosas sobre a biologia. O livro de Darwin foi o culminar de provas que ele tinha acumulado durante a viagem do Beagle (não um cachorro e sim um barco) em 1830 e ampliado através de investigações e experiências contínua desde seu retorno à Inglaterra. 


Livro: Manifesto Comunista
Autores: Karl Marx e Friedrich Engels (1848)
Este tratado, escrito por dois teóricos comunistas, a pedido da Liga Comunista, tornou-se um dos tratados políticos mais influentes da história. O Manifesto sugere um curso de ação, para uma revolução do proletariado (da classe trabalhadora), para derrubar a ordem social burguesa e, eventualmente, trazer uma sociedade sem classes e sem Estado. A frase mais famosa da obra diz: "Os comunistas rejeitam dissimular as suas opiniões e objetivos. Declaram abertamente que seus objetivos só podem ser alcançados pela derrubada violenta de toda ordem social existente. Que as classes dominantes tremam ante uma revolução comunista. Os proletários nada têm a perder senão suas cadeias. Eles têm um mundo a ganhar. Proletários de todos os países, uni-vos!".


Livro: Alcorão
Autor: Vários Autores
É o livro sagrado da religião islâmica. O fundador do Islã, Mohammed disse aos seus seguidores que ele foi lhe dado por revelações do anjo Gabriel. Estas revelações formam a base do Alcorão. Após a morte de Maomé, em 632, o Alcorão foi registrado apenas de forma oral, mas não por mais 20 anos, onde as lembranças diversas das suas palavras foram coletadas. O Alcorão é considerado pelos muçulmanos a última palavra revelada de Deus. Você encontra diversas edições do 



Livro: Bíblia
Autor: Vários Autores
Indiferente da sua religião (ou da sua falta dela), não pode haver dúvida de que a Bíblia foi O livro que mudou a face do mundo, mais do que qualquer outro. A Bíblia é composta por dois livros - o Antigo Testamento (retirado da edição grega usada por Cristo e os apóstolos) e do Novo Testamento (escrito por alguns dos Apóstolos de Jesus após sua morte - incluindo São Paulo, que não encontro de Cristo durante a sua vida ). A Bíblia de Gutenberg (foto lá me cima no começo do post) foi o primeiro livro publicado na imprensa. A Bíblia é o livro mais comprado no mundo.

Gostou? Não gostou? Não concorda com nada do que eu disse? 

Quer entrar em contato conosco, dar a sua sugestão de assunto que gostaria de ver por aqui: paulodelmondes@gmail.com.

Espero que tenham gostado, até o próximo post, divirtam-se e até logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário